domingo, 21 de dezembro de 2008

HISTÓRICO DO JARDIM DE INFÂNCIA 312 NORTE



O Jardim de Infância 312 Norte foi construído em 1967 pelo extinto IAPB (Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários), uma creche no térreo dosblocos J e K, para filhos de funcionários daquela autarquia. Imediatamente percebeu-se que um Jardim de Infância poderia servir melhor à comunidade.

Em 1968, a FEDF empenhou-se em instalar e colocar em funcionamento o Jardim que atenderia à comunidade escolar da quadra. A partir de 12 de fevereiro daquele ano, o referido Jardim já funcionava, tendo a Professora Maria Ângela Coutinho Ferreira como primeira diretora.

Um incêndio, ocorrido em agosto de 1970, destruiu todas as instalações da escola, o que levou a administração da FEDF a determinar que o Jardim passasse para a Escola Classe 312 Norte, funcionando em anexo, enquanto era providenciada uma sede própria.

A partir de 1977, este Estabelecimento de Ensino passou a ser denominado impropriamente Centro de Alfabetização 312 Norte, por ter constado em seu plano de funcionamento que ali se realizavam atividades concernentes a este tipo de centro. Essa situação somente foi constatada e alterada em 10 de abril de 1978, quando retornou ao nome Jardim de Infância 312 Norte.

Somos uma escola inclusiva e nossas crianças recebem, além do trabalho realizado em sala de aula, um atendimento especializado de uma professora de apoio. Este trabalho é realizado rotineiramente. Conseguimos também uma monitora, que auxilia as professoras das turmas inclusivas. Desta forma, queremos trabalhar com princípios básicos para a educação infantil, como o respeito à dignidade, aos direitos da criança, à resolução de problemas cotidianos e principalmente à leitura real de mundo.

Adequando-nos ao que acontece com a Educação Brasileira, atendemos as turmas de 4 e 5 anos, na modalidade de Educação Infantil, e também aos alunos de 6 anos que, que a partir deste ano, passam a fazer parte do primeiro ano do Ensino Fundamental de 9 anos. Muitas têm sido as mudanças, mas temos tido o suporte para alcançarmos nossos objetivos.

Postado por: Evanda Aranda Teixeira

2 comentários:

  1. Prezados (as), Somente uma correção: Salvo engano o Jardim não foi construído pelo IAPB, vez que este instituto era destinado aos trabalhadores bancários o que não era o caso da 312 Norte. É quase que certo de que ele contou com o apoio do IPASE - Instituto de Pensões e Assistência aos Servidores do Estado, este sim instituto o qual os moradores da quadra eram vinculados.

    ResponderExcluir
  2. Eu estudei em ambos...no jardim de infância e na escola classe 312, minha Professora se chamava Balduina.

    ResponderExcluir