domingo, 21 de dezembro de 2008

Princípios



Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo,
os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”.

Paulo Freire

          Instituições são ambientes em que sujeitos buscam sua formação de forma intensiva e sistêmica, por meio de saberes, trocas e relações de mediação (PP-SEDF).

Um dos fins e princípios norteadores estabelecidos pela SEDF, que vem muito de encontro com o que fazemos na escola tem como objetivo propiciar ao cidadão condições de responder positivamente às grandes necessidades contemporâneas de aprendizagem: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser e a aprender a empreender.













Também buscamos, conforme estabelecido pela SEDF:
    • O desenvolvimento harmonioso do ser humano em su as dimensões física, social, emocional, cultural e cognitiva nas relações individuais, civis e sociais.
    • Promover o homem de forma a capacitá-lo a alcançar o exercí cio pleno da cidadania, levando sempre em consideração que são seres únicos, com uma identidade sua, pertencentes a uma raça, a um credo, gênero, cultura própria.
    • Os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum são valorizados na prática pe dagógica como norteadores que são da vida cidadã. Aqui cabe salientarmos o pape l e o compromisso que todos nós, professores, gestores auxiliares de educação e pais, neste trabalho. A Família deve se fazer presente na escola, saber também de sua função e importância na educação de seus filhos
    • Os valores estéticos, políticos e éticos. Cada um no seu papel, família e escola tem um compromisso e um trabalho próprios a ser desenvolvido, com vistas a uma formação integral do educando, permeiem a organização curricular, as relações interpessoais, o planejamento, o acompanhamento e a avaliação de to do o trabalho docente, discente e administrativo. Aqui cabe salientarmos a importância da promoção e implementação da APM e do Conselho Escolar.
    • A flexibilidade teórico-metodológica. Acreditamos que a flexibilidade em nossas ações pedagógicas diárias, advém do respeito as diferenças individuais de cada um.
    • A ação pedagógica enfatiza procedimentos capazes de favorecer a compreensão e o domínio dos fundamentos científicos e tecnológicos em que se baseiam os processos produtivos da sociedade atual. Nosso trabalho com o projeto do CTC é um bom exemplo disto, pois acreditamos que possibilitará sistematização de novos conhecimentos através de uma inclusão científica e tecnológica.
    • O sistema educacional proporciona recursos e meios que atendam às necessidades educacionais de todos os alunos, de modo a oportunizar o seu desenvolvimento e a sua aprendizagem, garantindo: educabilidade de todos sos seres h

      umanos, direito a eqüidade, igualdade de oportunidades educacionais independente dos comprometimentos que possam apresentar; respeito à dignidade humana; direito à liberdade de aprender e e xpressar-se; e direito de ser diferente. Esperamos que possamos viabilizar todo este trabalho com os recursos destinados à escola através do PDAF (Programa de Descentralização Administrativa e Financeira).



Postado por:Aline Mendes Carvalho Dantas

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