domingo, 21 de dezembro de 2008

Projetos

O que pretendemos é criar um ambiente onde cada vez mais todos aprendam através das relações entre si e com o saber. Aprender através da construção do saber.

Alunos, professores e pais aprendem, quando se relacionam, e se comprometem com conteúdos e novas aprendizagens, de forma sistemática e contínua, no espaço escolar e fora dele, a partir de seus saberes, realidade e expectativas. Aprender é, portanto, tarefa de sujeitos instituíntes. Desta forma, almejamos o desenvolvimento global e integral de nosso educando, queremos e necessitamos de indivíduos preparados para viver na sociedade hoje e mais tarde. Queremos prepará-los através da vivência e convivência hoje.

Desenvolvemos projetos em torno de um projeto central que amarra todas as demais atividades pedagógicas. É bom deixar bem claro que apesar disto, temos a consciência de que algumas atividades fogem um pouco deste projeto central, o que certamente não causará prejuízo ao trabalho, inclusive um dos princípios da SEDF já nos fala a respeito da flexibilidade teórico-metodológica.

Nosso principal projeto diz respeito ao meio-ambiente, como uma forma de iniciarmos uma reflexão com as crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental, a respeito de um dos assuntos mais discutidos na atualidade.

Procuraremos enfocar e trabalhar todas as questões, desde as relações com a natureza, planeta, desenvolvimento sustentável, a preservação da vida humana e das demais espécies, até as relações humanas, pois acreditamos nas boas relações sociais como um das formas de melhorar o meio-ambiente.

No projeto meio-ambiente teremos a possibilidade de trabalharmos projetos internos como por exemplo a da “Boa Alimentação”, até projetos que contemplem as políticas públicas, como o “PDAF (Programa de Descentralização Administrativa e Financeira)” e o “Ciência em Foco”.

Somos uma escola de Educação Inclusiva, nossos alunos com necessidades educacionais especiais são atendidas em salas regulares seguindo a estratégia de matrícula e recebem um acompanhamento de uma professora de apoio.

E este trabalho reflete-se não apenas no trabalho com os ANEE’s, mas com todos os alunos, os que vêm do norte e do sul, de tribos indígenas, de zonas rurais, de outras cidades distantes, do entorno do Distrito Federal, de outros estados, alunos dos mais diversos credos, raças, costumes e hábitos.

Outro projeto que temos desenvolvido é o “Vivenciar o Lúdico”. Seu principal objetivo é incentivar alunos e professores a trabalharem todas as áreas do conhecimento e a utilizarem os recursos existentes na escola. Desta forma, a Literatura Infantil, a Matemática, a Linguagem, a música, a recreação e o movimento são trabalhados cotidianamente.

Um projeto que foi muitíssimo aprovado pelos pais, alunos e professoras, foi o “Projeto Jardim em Movimento”.

Professores regentes e professores parceiros especializados, trabalham juntos em sala de aula, visando além do desenvolvimento motor, as atividades recreativas, a melhoria da auto-estima e da auto-confiança, estabelecendo o companheirismo e a fraternidade; promovendo o equilíbrio no convívio escolar, familiar e conseqüentemente na sociedade.

Além de tudo as atividades proporcionarão o desenvolvimento físico e mental dos praticantes, induzindo-os ao caminho que os leve a uma vida equilibrada e saudável, transformando-os não em grandes campeões, e sim em verdadeiros cidadãos.
As atividades são desenvolvidas em sala de aula e no pátio da escola.
Outro objetivo alcançado com este projeto é a melhoria na qualidade das cinco horas diárias de aula.





Postado por: Aline e Evanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário